What the f#$@ is happening with the World?! Estamos falamos a mesma língua ou esta coisa toda de internet nos transformou em ávidos consumidores de termos mal falados? Sem inglês não há espaço para os demais "mortais"? O mundo será um só e todos nós falaremos o mesmo idioma algum dia? Será a reprodução da Torre de Babel? CALMA! As coisas não são bem por aí...
Estudar cibercultura e as nuances que envolvem o comportamento em rede estão intimamente ligadas ao social a maneira com que as pessoas conectam-se e se auto-representam diante do outro. É inegável a presença massiva do inglês como idioma "oficial" da rede e a adoção cada vez mais constante de estrangeirismos graças ao advento virtual, entretanto a livre representação do "eu" não se perde em fatores econômico-sociais e a democracia da rede não se limita ao domínio de outros idiomas. Cada vez melhor representados, grupos diversos encontram-se em rede e partilham singularidades que os unem e proliferam informações entre grupos cada vez mais segmentados. Como canal aberto, a internet demostra possibilidades-mil de representação e fala onde rede sociais, blogs, sites e outras plataformas de conecção pautam calorosas discussões sobre o local e o global e a reverberação dos fatos não dependem exclusivamente do idioma da mensagem.
Os milhares de seres humanos espalhados pelo mundo dividem em causas e desejos, determinam nichos de mercado e expandem suas vontades quando abordam seus devaneios em entendimento universal. Educar para decodificar o espaço virtual e explorar suas possibilidades de expressão são muito mais fáceis porém mais comprometedoras do que assumir o idioma como culpado pelo processo de exclusão digital. Será mesmo o fim dos tempos ou precisamos "redesigniar" nossas formas de compreensão? Bom, pelo menos até 2012 será apenas uma questão de tempo...

A postagem é muito interessante, pois mostra a importância que o "Tio Sam" exerce perante o mundo. A necessecidade que temos em aprender o idioma americano (língua inglesa) é algo obrigatório em nosso curriculum.
ResponderExcluirVivemos na eterna busca pelo conhecimento e na maioria das vezes, quando pensamos te-lo alcançado, vemos que ainda nos falta aprender algo, pois este está renovando-se a cada dia.
Através da cibercultura podemos estudar as melhores maneiras e os melhores caminhos a percorrer durante essa busca.
Pois é, hoje as crianças mal aprendem a ler e já começam a aprender inglês também. A necessidade de falar outras línguas hoje é quase uma questão vital. É perceptível que quem não aprende outros idiomas vai ficando cada vez mais para trás. É só olhar os requisitos para muitas vagas de emprego de diversas áreas que está sempre lá: "Inglês Fluente". Não basta ser um bom profissional, ter bastante experiência, estar disposto a fazer um curso, tem que saber falar o bendito do Inglês, e fluentemente!
ResponderExcluir