A cibercultura pode ser considerada um movimento social partindo da estrutura pela qual foi criada e se estruturou. O surgimento do ciberespaço se dá a partir da necessidade da comunicação de duas mãos e da construção e apropriação de uma inteligência coletiva. Assim o ciberespaço se utiliza de uma infra-estrutura de telecomunicação já existente para “estabelecer um tipo particular de relação entre as pessoas”.
Um movimento social ocorrido no final dos anos 70, na California, deu inicio a luta pelo barateamento dos computadores e pela disseminação da informática pessoal. A partir daí outros movimentos foram surgindo e no final dos anos 80, jovens metropolitanos cultos iniciam uma luta pelo crescimento da comunicação baseada na informática. Esses jovens construíram um espaço de encontro e compartilhamento de idéias. O ciberespaço foi crescendo com a colaboração, em sua maioria, de anônimos que se dedicaram a aprimorar as ferramentas utilizadas para se estabelecer a comunicação. Para Pierre Lévy esse movimento social deu “verdadeiro” uso para as redes telefônicas e para o computador pessoal.
O crescimento do ciberespaço foi orientado por três princípios básicos, que são a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. O principio da interconexão diz que todo individuo pode está conectado através de um endereço na internet. As comunidades virtuais agrupam as pessoas no ciberespaço através de afinidades, interesses e experiências, independente da sua localização geográfica. As comunidades virtuais têm suas próprias regras estabelecidas por gerentes que “fiscalizam” todo o conteúdo postado pelos integrantes, a fim de evitar repetição nos fóruns e insultos entre os membros. É importante dizer que essa relação estabelecida entre as pessoas dentro das comunidades virtuais não substituem os encontros físicos. O principio da inteligência coletiva consiste na colocação dos saberes, conhecimentos e experiências dentro do ciberespaço para que as outras pessoas tenham acesso a essas informações.
Por fim, o movimento social da cibercultura incentiva principalmente a utilização da comunicação coletiva, interativa e não um conteúdo particular. E os três princípios da cibercultura é o que constitui as condições necessárias para a sua existência.

Como a cibercultura, o indivíduo aprende com maior facilidade e conseqüentemente a propagação do conhecimento adquirido acaba sendo disseminado com maior rapidez. Antigamente os indivíduos obtinham informações e não tinham como colocá-las em um local no qual todos tivessem acesso e pudessem contribuir de alguma forma para que o conhecimento ali exposto fosse transmitido em grande escala. Isso começou a ser possível através do ciberespaço e da cibercultura. Atualmente podemos encontrar (absolutamente) tudo na rede. Informações sobre assuntos inimagináveis de todo o Planeta.
ResponderExcluir